quinta-feira, 15 de março de 2012

A IDÉIA INICIAL DO NEGÓCIO

A idéia do negócio

1-Qual é o principal erro cometido por pessoas que iniciam novas empresas?

Todo novo empresário sonha em lançar um produto que seja uma novidade, ousada, fruto de sua inteligência e criatividade. Ele conhece e se baseia nas histórias de empresários que ficaram ricos com uma boa idéia. Esquece, entretanto, que a maior parte das empresas morrem em seu primeiro ano de vida e que o número de fracassos é extremamente maior que o número de sucessos. Não inicie uma empresa para mostrar sua criatividade. Economize seu dinheiro e evite frustrações.
 
 

2-Como encontrar a empresa certa para abrir?

Recomendação:
Copie o que as empresas bem sucedidas estão fazendo até que conheça o mercado suficientemente bem.
Em resumo:

  • Não inove num primeiro momento.
  • Nunca ofereça novos produtos.
  • Faça propaganda exatamente como seu concorrente mais bem sucedido. Utilize os mesmos veículos de propaganda.
  • Venda produtos de sucesso ou inicie negócio semelhantes a negócios bem sucedidos já existentes.
  • Use os mesmos veículos de propaganda que as empresas bem sucedidas estão usando.
  • Se tentar vender um produto que poucos estejam vendendo, suas chances de sucesso são muito pequenas.
  • Existem muitos casos de sucesso de produtos que foram novidades, porém, para cada caso de sucesso, existem centenas de fracassos. Aqueles sucessos, entretanto, na sua maioria, foram obtidos por grandes empresas após uma série muito grande de fracassos.

Porque a recomendação acima está certa?

Causa 1:
Porque idéias brilhantes geralmente não funcionam em negócios. Os psicólogos dizem que os melhores administradores não possuem mentes criativas e nem geram novas idéias. Eles escolhem entre idéias sugeridas por outros.

Causa 2:
Somente as grandes empresas possuem o dinheiro e o tempo para investir e testar novos produtos / empresas até que um produto / empresa finalmente gere o esperado lucro. Normalmente estes testes são efetuados por profissionais com ampla experiência e qualificação e é muito difícil ou improvável que alguém iniciante, sem experiência no ramo, encontre um excelente produto ou um novo mercado.

Causa 3:
O iniciante não possui informações suficientes sobre os produtos que já foram lançados, testados e fracassaram, sobre empresas que iniciaram e fecharam suas portas, etc. Normalmente, também, não conhecem o mercado.

Causa 4:
O líder tem o custo do teste inicial, isto é, uma série de fracassos até encontrar o produto ou empresa ideal. Os seguidores não.

Cuidado: Ao copiar uma empresa bem sucedida tenha muito cuidado em obter todos os fatos importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário